Natureza | Flores | Clúsia ou abaneiro.



Esta é uma flor originária do Brasil, muito conhecida por suas flores muito bonitas. É uma planta que pode crescer até aos 6 metros e por isso pode ser adaptada tanto como arbusto, como árvore, dependendo dos cuidados prestados.
A grande maioria das flores das clúsias são pequenas e de cor branca, poucas são as excepções existentes. Esta planta é muito utilizada em jardins para fins decorativos, até porque também é uma flor resistente e assim não é necessário estar-se sempre preocupado com ela.A plantação em vaso também é possível desde que se tenha tempo livre, pois para ela permanecer bem num vaso será necessário impedir que ela cresça demasiado e deixar de ter espaço. As flores de clusia ou abaneiro como são chamadas são próprias para paisagismo.
Não lhe podem faltar regas para que possa florescer nos períodos de maior calor mas nunca em demasia para não apodrecer a planta. 
As clúsias são flores pequenas e muito delicadas, sendo perfeitas para decorar jardins externos. A planta tem o nome científico de Clúsia fluminensis, podendo ser conhecida popularmente como Clúsia, fazendo parte da família Clusiaceae, o que lhe confere um formato de arbusto, apresentando uma folhagem bastante ornamental, rígida em forma de gota.
As flores são originárias da América do Sul, mais especificamente no Brasil, tendo sido descobertas no litoral do Rio de Janeiro e São Paulo, se adaptando com maior facilidade às regiões com o clima Tropical e Subtropical, pois necessitam de calor e luminosidade para se desenvolver. Uma das principais características das clúsias é ter a capacidade de absorver gás carbônico, tendo uma fotossíntese mais eficiente, que contribui para a purificação do ar.
As clúsias são flores que possuem um ciclo de vida perene, que podem florescer durante todo o ano. Porém, a floração desta planta é mais intensa nas estações primavera e verão, pois as temperaturas altas favorecem o seu crescimento. Ao se desenvolverem, as clúsias podem atingir um tamanho entre 1 e 3 metros de altura.

Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis. ….