Natureza | Flores | Açucenas cor de rosa.



As açucenas são uma boa escolha entre as espécies de flores, pois são fáceis de cultivar e se adaptam bem a pequenas áreas. Podem ser plantadas em todo o território brasileiro e em qualquer mês do ano. Além disso, têm como vantagem o rápido retorno financeiro.
Existem cerca de 50 espécies de açucenas, também chamadas de amarílis, a maior parte originária da América do Sul e muitas nativas do Brasil. Esse tipo de flor desperta grande interesse para o cultivo ornamental, mas são seus híbridos e variedades que dominam o mercado mundial de plantas decorativas. Elas podem ter pétalas simples ou dobradas, com coloração diversificada, que vai do vermelho ao salmão, passando pelo rosa e pelo branco.
Sua planta é herbácea, vivendo por muitos anos quando cultivada diretamente no solo. Apresenta um bulbo semelhante a uma cebola, do qual partem as folhas e as hastes florais. As folhas são longas e estreitas e a inflorescência, com a haste lisa e oca, normalmente conta de duas a quatro flores, sempre com seis pétalas de colorido intenso.
O cultivo pode ser destinado à comercialização de flores de corte, plantas envasadas e bulbos induzidos ao florescimento. O plantio em vasos é o mais indicado para o pequeno produtor, pois a produção de bulbos exige rotação de cultura e grandes áreas, enquanto a açucena para corte ainda tem mercado incipiente.
Açucena ou Flor-da-Imperatriz é uma planta que produz uma flor imponente que atrai todos os olhares. É ideal para quem quer dar um colorido dentro de casa ou até mesmo em seu jardim.
Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.