Natureza | Flores | Dálias roxa.



As Dálias são flores de aparência suave e elegante, sendo perfeitas para enfeitar o jardim ou decorações de ambientes. A planta tem o nome científico de Dahlia Pinnata, podendo ser popularmente conhecida como Dália-de-jardim. A flor pertence à família das Asteraceaes, tendo características bulbosas, pétalas volumosas e de tamanho pequeno. As dálias foram encontradas pela primeira vez na América do Norte, mais especificamente no México, o que a faz se adaptar com maior facilidade em climas Tropical, Subtropical, Temperado e Equatorial, precisando de sol pleno para se desenvolver. A flor pode alcançar de 40 a 60 cm de altura, devendo ser plantada em um local espaçoso.
As Dálias se caracterizam por ter um ciclo de vida perene, ou seja, florescem durante todo o ano, porém, necessitam de alguns cuidados a mais durante algumas estações. O ideal é que estas flores sejam plantadas em estações neutras como, por exemplo, primavera e outono, quando não está muito quente nem muito frio. Dálias podem ser plantadas durante todo o ano, pois florescem em qualquer época. Porém, o que vai determinar a qualidade do caule e das pétalas que nascerão são os cuidados que a planta recebe. Em um local em que o solo seja rico em nutriente para  plantar a flor. Além disso, a incidência de sol deve ser constante, pois ela precisa de luminosidade para se desenvolver.
A flor também pode ser plantada em vasos, mas eles devem ter mais de 15 cm de profundidade, permitindo que ela cresça sem impedimentos. É indicado adicionar compostos orgânicos na terra para renovar os nutrientes. Em regiões onde o vento é forte é aconselhável instalar pequenas proteções.

Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.