Natureza | Flores | Begônias rosa.



Entre as flores, as begônias são símbolo de jovialidade e fertilidade. Para que elas floresçam e se mantenham robustas durante o ano todo, é preciso adotar alguns cuidados e ficar atento em relação à exposição da planta ao sol e ao vento. Por serem muito sensíveis, esses vegetais não suportam mudanças bruscas de clima nem excesso de água.As begônias são um tipo de flor tropical que se desenvolve melhor quando não é diretamente exposto ao sol nem à chuva e quando a temperatura fica entre 20 e 28 graus. Muito utilizadas para embelezar ambientes, essas plantas precisam ser mantidas longe de salas com ar-condicionado e de corredores com pouca luz..Para garantir que elas permaneçam vistosas por mais tempo, a dica é regá-las a cada quatro dias, mantendo a terra sempre úmida, mas nunca encharcada. Não molhar as folhagens e as flores é outra orientação importante para que a planta permaneça bonita e saudável.Planta perene muito floríferas nas cores brancas, vermelhas, amarelas, rosas e algumas variações destas misturas. Alguns tipos (Begônia semperflorens) podem compor belos maciços e bordaduras durante o ano todo outros, se adaptam melhor a vasos e a locais protegidos.As Begônias Ilumination podem, além de compor canteiros em jardim, serem plantadas em grandes cestos, pois seus galhos ficaram pendentes e com um efeito maravilhoso.
As melhores espécies para o cultivo em vasos são: Begônia sarmentosa (Begonia sarmentacea), Begônia de folha (Begonia x sementacea) e Begônia olmo (Begonia ulmifolia) ou prateada (Begonia venosa). 
Para canteiros, recomenda-se a Begônia cerosa (Begonia semperflorens), com época ideal para plantio no mês de abril.
Época de Floração da Begônia
Em climas quentes teremos flores durante todo o ano. Verão, Outono e Primavera.

poca de Plantio da Begônia

Outono.

Requerimento de Luz da Begônia

Sol e meia-sombra.

Clima para Cultivar da Begônia

As begônias para vasos são plantas tropicais muito delicadas. Preferem clima entre 20°C e 28°C e não gostam de ventos. Já as Begônias-cerosas de canteiros preferem um clima mais ameno e não toleram bem as chuvas de verão, chegando a adquirir uma aparência “melosa”.