Natureza | Flores | Helicônia ornamental.



A Helicônia, também conhecida como Bananeira ornamental, caeté, bananeira-do-brejo, são protegidas por inflorescências de tons fortes como o vermelho, amarelo e verde (cores que lhe dão o nome de planta-papagaio em algumas regiões) e protegem flores muito bonitas e exuberantemente coloridas.
Essas flores pendem da planta e proporcionam um belo espetáculo de cor contrastante com o verde forte desta planta. Geralmente a flor possui uma cor vermelha intensa no centro, adquirindo uma tonalidade amarelada e esverdeada conforme vai se aproximando das bordas.
O néctar dessas flores é usado como alimento por diversos animais, em especial beija-flores. A Helicônia Rostrata atrai também diversas outras variedades de pássaros, por isso é muito plantada em jardins e outros locais com o objetivo de atrair esses animais.
Esta planta é cultivada em ambientes domésticos para fins estéticos (como ornamentar jardins) ou como decoração de muros, ou como flores de corte. Quando adulta forma touceiras muito belas que lembram pequenas bananeiras.
Planta herbácea rizomatosa de porte alto pode crescer até 3,0 metros de altura, folhas grandes coriáceas, ovais, que se apresentam quase sempre rasgadas até o pecíolo longo.
As flores são pequenas dentro de brácteas coloridas e imbricadas, formando grande inflorescência pêndula. Pode ser cultivado no Brasil todo em regiões de clima ameno a quente.Não tolera bem geada nem ventos frios.A helicônia, assim como outras da mesma família são excelentes para paisagismo de grandes espaços, junto a muros.Tem a tendência invasiva, mas podemos controlar seu crescimento retirando as plantas que já floresceram.Para áreas litorâneas que não tenham vento forte ou então com proteção de quebra-ventos de bambu ou plantas mais densas.Faz belo efeito tropical.Também pode ser plantada também em vasos, desde que de boca larga.Quando bem cuidada e irrigada, essa planta floresce o ano inteiro, preferindo períodos mais quentes como primavera e verão. É uma planta que não se adapta bem a extremos de temperatura.