Natureza | Flores | Jardinagem | Flor-de-lis.



A flor-de-lis é uma planta originária do México e da Guatemala, sendo uma flor bonita e muito ornamental.
Suas flores são muito bonitas e por isso já foram usadas como símbolo diversas vezes, devido a seu formato. A coloração das flores é vermelha e são bem brilhantes. A planta apresenta ainda folhas de formato laminado que só aparecem depois das flores.
Devido a sua grande beleza é uma planta bastante utilizada para fins ornamentais, devido a sua coloração forte e seu formato elegante e diferente.
Esta flor é muito bonita e desde tempos antigos é usada como símbolo não só de pureza e inocência mas também como símbolos de reis.
Um exemplo é a realeza francesa, que adotou a flor-de-lis como símbolo, sendo que até hoje a flor é um símbolo extra oficial da França.
O primeiro rei a utilizar esta planta como símbolo foi o rei Luiz, quando ainda era príncipe da França.A popularidade da flor-de-lis é tanta que é um dos quatro elementos mais utilizados na confecção de brasões, ficando atrás apenas da águia, do leão e da cruz.
Outros lugares em que a flor-de-lis aparece: no símbolo do movimento escoteiro (representando os três pilares dos escoteiros, cada um simbolizado por uma pétala da flor-de-lis) e também em mapas, aparecendo para simbolizar o Norte.
A flor-de-lis também aparece na literatura em livros bem conhecidos como Os três mosqueteiros (Alexandre Dumas), O Código Da Vinci (Dan Brown) entre outros.
Cultivo
Esta planta pode ser cultivada em canteiros ou vasos, sendo que a flor-de-lis precisa de terrenos arenosos para se desenvolver plenamente.
O solo deve ser preparado com 1 parte de terra vegetal para uma parte de terra comum e 2 partes de areia para obter o solo ideal para o plantio da flor-de-lis.
O plantio é feito através de bulbos, que são colocados na terra previamente adubados. Basta colocar o bulbo em um buraco previamente preparado e cobrir o bulbo com terra, deixando apenas a ponta para fora.
A terra deve receber material orgânico que pode ser comprado em lojas de jardinagem.
A rega deve ser espaçada sendo que deve ser iniciada assim que começar o período vegetativo. A frequência ideal para a rega deve ser um dia sim e um dia não, embora seja necessário tomar cuidado para não encharcar a terra, pois do contrário o bulbo pode apodrecer e a planta pode sofrer com o aparecimento de fungos.
O florescimento ocorre em meses quentes e no inverno pode entrar em período de dormência, perdendo todas as suas folhas e apresentando um aspecto sem vida. Quando o tempo esquenta novamente pode voltar a apresentar flores normalmente.
Durante este período de dormência não é aconselhado regar a planta, pois do contrário ela pode apodrecer pois não absorverá água.
A planta chega a 45 centímetros de altura e pode ser plantada em vasos para ornamentar salas e outras regiões.
Embora seja fácil de cuidar e cultivar, a flor-de-lis é uma planta rara e que dificilmente é encontrada em algumas regiões. No entanto é possível encomendar bulbos em lojas especializadas e depois fazer os próprios bulbos para plantio posterior.
Com essas dicas é possível comprar um bulbo e plantar uma flor-de-lis, fazendo com que a planta se
 desenvolva de forma saudável e enfeite diversos ambientes.