Natureza | Flores | Ligustro.



O ligustro é uma árvore nativa do sul da China e que pertence à mesma família da oliveira. Seu nome científico é Ligustrum lucidum, sendo que a palavra lucidum significa brilhante em latim, fazendo alusão ao aspecto lustroso das suas folhas.
Trata-se de uma espécie bastante utilizada na arborização de áreas urbanas, no mundo todo. Os ligustros também são bastante utilizados por cultivadores de bonsai especialmente por serem árvores bastante resistentes, com crescimento rápido.
Além de ideais para serem utilizadas em arranjos florais, as sementes do ligustro vêm sendo utilizadas como medicamento há mais de 2.000 anos na tradicional medicina chinesa. Estudos recentes têm demonstrado que as substâncias químicas presentes nestas sementes têm propriedades anti-inflamatórias, exercendo também efeitos protetores para o fígado e auxiliando no combate ao diabetes.
Apesar de todos estes benefícios, as sementes de ligustro são também vistas como um problema para a administração pública, já que se alastram muito facilmente, fazendo com que, muitas vezes, a árvore brote em lugares inadequados.