Natureza | Flores | Dracena.



A Flor de Dracena é produzida por uma planta arbustiva, nativa de uma vasta região da África tropical, sendo encontrada em países como Sudão, Moçambique, Costa do Marfim e Angola. Pertence à família Asparagaceae, a mesma do Aspargo, da Pata de Elefante e do Ornithogalum, sobre o qual já falamos.
Embora existam várias espécies de Dracena, a mais comumente utilizada no paisagismo e na decoração de interiores é a Dracena fragrans, assim nomeada graças ao perfume de suas flores. Bastante versátil, pode ser cultivada tanto sob sol pleno, em jardins, como em ambientes fechados, à meia-sombra.
Além de ser uma planta de fácil cultivo e bastante resistente, a Dracena tem uma folhagem ornamental, capaz de trazer vida ao ambiente, mesmo sem flores. Sua presença em interiores contribui para a purificação do ar, uma vez que a planta é capaz de filtrar elementos tóxicos presentes no ambiente.
A Flor de Dracena apresenta-se como inflorescências, que nada mais são que conjuntos de pequenas flores que assumem a forma de panículas, cachos bastante ramificados.
Uma característica marcante da Flor de Dracena é seu perfume adocicado, que atrai vários agentes polinizadores, como abelhas e beija-flores. Sua coloração pode ser branca ou rosada, dependendo da variedade.