Natureza | Flores | Dicas | Hortências.



A Hortência é originária de países asiáticos, tais como Japão, China, Coréia e Indonésia. Pertencente à família Hydrangeaceae, a espécie Hydrangea macrophylla é a mais cultivada e comumente encontrada no mercado. Atualmente, existem mais de 600 variedades desta espécie nativa, obtidas através de cruzamentos e seleções.
Além da grande variedade de cores de Hortências, que inclui o branco, o pink, o vermelho e vários tons de azul e púrpura, uma mesma planta pode produzir flores com cores diferentes, dependendo da composição química do solo em que é cultivada.
Hortências que crescem em solos mais ácidos, com pH menor que 7, produzirão flores que tendem mais para o azul. Já solos alcalinos, aqueles cujos valores de pH são maiores que 7, fazem com que as plantas produzam flores mais rosadas. Este fenômeno ocorre devido à influência do teor de alumínio presente no solo, que interage com os pigmentos florais e alteram sua coloração. As Hortências são melhor cultivadas em regiões de clima frio, sendo abundantes na região sul do país. Aliás, esta é a flor símbolo da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Trata-se de plantas que apreciam bastante luminosidade, podendo ser cultivadas sob sol pleno. Elas costumam gostar de solos com boa drenagem, sempre muito bem irrigados, que sejam ricos em matéria orgânica.
A melhor época para se plantar Hortências é o inverno. A floração, contudo, inicia-se na primavera e pode estender-se até o outono. Mas atenção. Existem alguns compostos tóxicos em todas as partes das Hortências planta, então, ela precisa ser mantida fora do alcance de crianças e animais de estimação.