Natureza | Flores | Dicas | Palmeira Fênix.



Tamareira de jardim, tamareira anã e palmeira anã são alguns dos nomes populares da Fênix, palmeira de pequeno porte bastante utilizada no paisagismo de jardins tropicais. Trata-se de uma planta típica do sudeste asiático, nativa de países como China, Laos e Vietnam.
A palmeira Fênix foi descoberta no século XIX, pelo naturalista Carl Roebbelen. Por esta razão, recebeu o nome científico latinizado de Phoenix roebelenii. Esta planta apresenta a particularidade de possuir indivíduos masculinos e femininos. Portanto, para que haja o surgimento de sementes, é necessário que ao menos um casal esteja nas proximidades. Por causa deste mecanismo, apenas as palmeiras Fênix femininas produzem sementes.
As sementes de Fênix surgem durante o outono, a partir da polinização de pequenas flores amarelas, dispostas em grandes inflorescências em forma de densos cachos. Os frutos são inicialmente esverdeados, assumindo a coloração vinho escuro quando maduros.
 Os delicados e ramificados cachos de pequenas esferas, levemente ovaladas, que podem assumir diferentes tons de verde ou vinho, tornam-se um interessante elemento decorativo, fazendo parte da composição de arranjos florais com inspiração tropical.