Natureza | Malmequer | Luzia Couto

Eu gosto muito de malmequeres é um flor de menina…transporta-me para a infância e para a lenga-lenga malmequer, bem-me-quer, muito…pouco ou nada… Não devia haver jardins sem malmequeres !!
Os da minha infância, os verdadeiros malmequeres, que sempre tive no jardim eram os brancos com o centro amarelo..depois começaram a aparecer os malmequeres africanos (osteospermum) de todas as cores, no nosso jardim havia sempre as cor-de-rosa que a minha avó adorava. Hoje em dia a variedade é muita e podem ser presença obrigatória no jardim, se não quer ter muito trabalho, gosta de flores todo o ano podem ser a escolha certa. Aqui ficam algumas imagens inspiradoras..Alguns ( como os crisantemos) são uma boa escolha para plantar no final do verão pois vão dar muita cor no outono e inverno.
São muitas as plantas a que vulgarmente se chama malmequeres, têm em comum o facto de pertencerem à grande família das Asteráceas ou Compostas.
São geralmente plantas muito resistentes embora gostem de solos ricos em matéria orgânica e bem drenados, não precisam de grandes cuidados de manutenção e têm a grande vantagem de terem períodos de floração longos, chegando a estar em flor durante todo o ano. Embora se adaptem a todo o tipo de jardins e muito bem em vasos ou floreiras eu gosto de os utilizar em grandes maciços, junto a muros, caminhos, paredes, etc onde possam crescer e florir o ano todo. Em vasos..
São plantas que gostam de sol e à sombra começam a ficar feias e com pouca flor. Não precisam de sol todo o dia, dão-se muito bem em zonas com sol só de manhã ou só de tarde.
Têm ainda a grande vantagem de como as suas flores são chamativas serem excelentes para atrair insetos polinizadores e protegem algumas das culturas da horta de algumas pragas, há quem diga que ajudam na proteção das pragas dos tomates. Embora sejam plantas perenes (cujo ciclo de vida tem a duração de 3 ou mais anos) ao fim de dois ou três anos convém levantá-las, limpá-las, podá-las e dividir as touças, pois se não o fizermos as plantas envelhecem e começam a ficar secas por baixo e a dar menos flor. São lindos para utilizar como flores de corte, ramos, vasos, jarros, centros de mesa...basta imaginação..