Natureza | Facélia .

Nome científico: Phacelia tanacetifolia Benth.
Nome comum: Facélia
Familia: Boraginaceae
Subfamília: Hydrophylloideae
Origem: América do Norte e América do Sul Sementes de Facélia Azul, uma planta herbácea e florífera, ideal para maciços e forrações.  Ela é anual e nativa da América do Norte. Apresenta porte baixo, com cerca de 50 a 70 cm de altura. As folhas são lobadas. As inflorescências são enroladas, com numerosas flores azuis, com longos estames. As flores produzem muito néctar, que atrai polinizadores como borboletas e abelhas. Ela é uma excelente planta companheira pois também atrai insetos predadores de pulgões e cochonilhas. Ideal para maciços e bordaduras no jardim. Também pode ser cultivada em vasos e floreiras. Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. As sementes da facélia germinam melhor na escuridão. Colocar a sementeira em local abrigado da luz. Utilizações: No jardim, a facélia é ideal para maciços e bordaduras. Também pode ser cultivada em vasos e floreiras.
A sua flor pode ser usada como flor de corte.
Em algumas regiões é, também, utilizada como cobertura de solo e forragem. Pode, ainda, ser cultivada como adubo verde, pois acredita-se que as plantas são ricas em azoto e com capacidade de devolver nutrientes aos solos empobrecidos por monoculturas.
É uma planta melífera por excelência, já que as suas flores produzem uma grande quantidade de néctar e pólen para assim atraírem muitos polinizadores tais como abelhas, borboletas e insetos da família Syrphidae (estes últimos conhecidos por serem predadores de pulgões e cochonilhas). Por estas razões é considerada uma planta companheira, sendo semeada em vinhas e ao lado de campos de cultivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante para nós. Obrigado.